.: INFO DO PCP

A Saúde é um Direito! Partido Comunista Portugês - Partido de Portugal e do Futuro!
Sexta-feira, 29 de Junho de 2007

A necessidade de mudança

  Hoje em dia, fala-se muito em mercado, fala-se em mercado como um lugar onde vendedores e compradores cruzam os seus interesses, não somente o mercado semanal de produtos hortícolas, mas a definição global de mercado. O mercado de acções, o mercado de trabalho, o mercado disto e daquilo, mas esquece-se por vezes da característica última do mercado, a desigualdade ou a concorrência imperfeita. Desengane-se todo aquele que pensa que ser comunista é ser contra o mercado ou o funcionamento da economia, trata-se sim de apoiar todos, de dar a mesma oportunidade a cada um. E é esta a palavra-chave do socialismo, uma vez mais repito, socialismo não é nada a ver com o partido socialista! A oportunidade é a palavra-chave que contrabalança o pender entre o capitalismo e o comunismo. O capitalismo é o salve-se quem puder, o comunismo é a mútua ajuda, o capitalismo não olha a meios, o comunismo planifica esses meios, o capitalismo assenta no egoísmo, o comunismo assenta no cooperativismo. Ou seja ser-se capitalista não é ter visão de grandes mercados ou de grandes projectos, é ser-se individual e não olhar para mais nada. O capitalismo resume-se a enriquecer com a desgraça e exploração alheia. Tal e qual a selva, mas nós seres humanos somos classificados como seres sociais, que dependem da sociedade para viver, então como podemos deixar que parte da sociedade fique para trás, deixada à sua própria sorte quando jaz prostrada no fundo do poço?

O mercado verdadeiro e autêntico deve funcionar na perfeita concorrência, aquela em que não há escolas privadas porque todos têm direito à escola pública, onde de um hospital um paciente não tenha de ser transferido porque não pode pagar a sua saúde, numa concorrência perfeita, pagaríamos o preço justo da electricidade ao Estado, porque o Estado ou seja nós próprios detenteríamos a nossa empresa de distribuição eléctrica, de água etc.

Não é justo que um quinto da população tenha direito a tudo do bom e do melhor, porque apenas estão sentados nas presidências das empresas, dos governos e que contabilizado bem, não contribuem para o desenvolvimento, apenas sacam dinheiro para os seus bolsos, enquanto o resto da população trabalha de sol a sol, indo 15 de férias, enquanto o Sr. Sócrates vai para África e partir pernas nas estâncias de Sky e diz que devemos apertar o cinto. Toda esta população necessita e já de uma mudança radical, para bem do país!

TEMAS:
PC Blog: Virgilio Alves às 16:59
Link do Artigo | Adicionar aos Favoritos
De Bruno Silva a 2 de Outubro de 2008 às 15:10
Parabéns pelo artigo com maior quantidade de demagogia por cm2.. Então é o comunismo que defende a concorrência perfeita???? Essa é a pedra basilar mas do Capitalismo.. Esse Neo-Comunismo é uma treta ignorante.. ou se é Comunista e se defende que tudo deve pertencer a um estado comum onde não existe mercado (o que traría enormes ineficiências, mas isso é outra conversa) ou então, aceitando-se a propriedade privada, é-se Capitalista ponto final. Poder-se-á é ser mais ou menos liberal. O discurso que aqui li é claramente capitalista, porém menos liberal.
A verdade é que o ser humano pensa primeiro em sí e nos seus, só depois pensa no resto e é completamente utópico, se não hipócrita, pensar o contrário. Aproveitando a pró-actividade natural dos individuos, quando estão a fazer algo cujos os resultados recaiam directamente em sí, para responder às necessidades da sociedade é sem dúvida o melhor sistema. O que é necessário é uma legislação que balize essas acções de modo a que se centrem e actividades benéficas para a sociedade. Isto é o capitalismo, não uma selva onde cada um faz o que quer, mas sim um conjunto de leis que regulem a actividade privada por forma a que esta, em concorrência, providencie os melhores bens e serviços para a sociedade a preços que resultem de uma eficiente gestão de recursos produtivos.

Agora, obviamente que não é perfeito, mas nenhum sistema algum dia o será, por um simples motivo: é composto por seres humanos, e estes não são perfeitos, logo qualquer sistema não o será. A corrupção ou abusos de poder são falhas do ser humano, não do sistema (também existiam nos sistemas comunistas, e não era pouco).

Os pobres não são pobres porque outros são ricos, diferenças de rendimento também podem ser vistas como diferenças de valor criado. O problema é que o valor é algo muito volátil, o que hoje tem amanhã pode não ter. Os nossos rendimentos são guiados pela procura e oferta do tipo de serviço que prestamos. Recuso-me neste momento a pagar 5€ por uma garrafa de àgua, mas pagaría tudo o que tenho por uma se estivesse a morrer à sede no deserto. O mesmo bem, a mesma pessoa porém o nível de valor dado é muito diferente. Aqui entra a definição de dinheiro, este não é mais do que a unidade de medida de valor. Portanto, aquilo que produzimos ou o que é nosso (capital) produz, é medido no mercado em termos de valor e é nos retribuído na integra (tirando o que vao para o estado). É uma treta dizer-se que se trabalha para o patrão, nos trabalhamos para o salário, o patrão ganha o rendimento do capital (máquinas, edifício, carteira de clientes, marca, etc..) o que é claramente justo visto que em vez de investir dinheiro ( e criar empregos) ele podería ter feito outra coisa qualquer. Ou eu me mexo e aprendo ou desenvolvo algo que os outros não saibam mas que precisam (e todos ganham com isso) ou então tenho preguiça de o fazer e vou-me queixar porque os outros ganham mais.

Acrescento ainda que vocês (comunistas) têm uma atitude mimada perante tudo de bom que o capitalismo já vos deu. Têm casa, computador, telemoveis, máquinas de lavar, frigoríficos, viagens de carro, combóio e avião, segurança, justiça, educação, saúde, etc.. e tudo isto a preços bastante razoáveis comparando com o que custavam no passado. Isto deriva da concorrência activa das empresas, e na constante busca pela excelência dos processos produtivos. Muitas vezes isto implica despedimentos cá, mas dá emprego a alguém do outro lado do mundo e que certamente precisa mais. Para além disso é um sistema que efectivamente funciona e com provas dadas (ao contrário do comunismo).

Finalizo dizendo que o caminho não é "Manifs" e revoluções, é sim dinâmica empreendedora, mais e melhor capitalismo, se houver mais valor ele naturalmente se dividirá por toda a gente, desde que se mexam claro!!

Bruno Silva - brunosilva_ucp@hotmail.com
De Antigo Mail a 3 de Outubro de 2008 às 14:08
Parabéns pelo comentário com mior Ego e do (eu é que sei economia).
Pois, também sei economia. Em primeiro lugar, o Sr. que se julga tão douto em economia, profere essa frase, "Então é o Comunismo que defenda a concorrência perfeita?" Ainda acredita na concorrência perfeita? E mais lhe digo o sistema comunista garante com muito mais facilidade a concorrência perfeita do que o capitalismo, uma vez que é planeada a economia e assim impede-se as principais causas da concorrência imperfeita, aquisições e fusões arbitrárias.

Com que então os pobres não são pobres porque os ricos são ricos?
Certamente tão douto em economia sabe o que é a Curva de Lorenz? Se sabe, genericamente é o gráfico que explana a relação real de distribuição e a desejável. Porém em Portugal essa curva tem vindo a deslocar-se para o extremo. Ou seja A CLASSE MEDIA QUE É A PRINCIPAL IMPULSIONADORA DE QUALQUER SISTEMA OU MERCADO ESTÁ CADA VEZ MENOS "RICA" FACE À DISTRIBUIÇÃO DOS RENDIMENTOS, e é preciso distinguir entre diferenças salariais pelo valor real, de diferenças salariais avultadas, isto é: Aceita-se por exemplo um gestor ganhar 500 u.m., e um bancário ganhar 300 u.m., mas no mesmo caso, não se aceita o gestor ganhar 2500 u.m. enquanto o bancário apenas 300 ou 400 u.m.
Tanto o capitalismo é uma selva e por isso vê-se o que se passa agora nos EUA!
E ah sim, conte outra, os investidores vão para outros lados porque têm pena dessas pessoas, por isso é que as sapatilhas que você deve usar da Nike, produzidas nos países asiáticos e vendidas no mundo dito "ocidental" na ordem da centena de euros unidade (par), mas sabe por ventura quanto ganha um operário por unidade produzida? Se chegar ao euro é muito bom. E os 199 euros é custo de produção? Não, aqui despede-se para se EXPLORAR no oriente! Nada mais.
Têm tudo de bom que o Capitalismo vos deu (os comunas), olhe eu nem respondo, acaso os comunistas são mártires? Acha que não tenho direito a vida condigna? Não? Infelizmente não tenho casa, tenho de pagar renda, e não posso comprar aquilo que gostava, só porque há pessoas (como você) que se sentem no direito de desrespeitar a equidade e igualdade porque herdaram uma casa dos papás! E muitos nem isso conseguem preservar, sabe aqui em Tomar, uma das maiores empresas do país faliu, porque os filhinhos e familiares que nunca tiveram de se esforçar na vida, não souberam preservar este império indústrial, e hoje desapareceu, os melhore gestores que existem são aqueles que infelizmente tiveram uma infância onde não podiam comprar este ou aquele jogo, que tinham de ajudar em casa.
E muitos desses hoje felizmente têm algum respeito pelos outros. Não é como os filhos dos ministros que acabam de sair da universidade e tem logo emprego em cargos importantes do Estado. E aqueles muitos que esbanjam a fortuna dos pais. Ou aqueles que ganham milhões só para jogar!

MUITO BONITO O CAPITALISMO. PARA QUEM TEM DINHEIRINHO E NÃO FAZ NENHUM A NÃO SER ASSINAR PAPÉIS PORQUE É A SECRETÁRIA QUE OS TRAZ, É MUITO BONITO FALAR DO CAPITALISMO, MAS INFELIZMENTE OS 80 POR CENTO DA POPULAÇÃO NÃO PODE DIZER ISSO!

E ouça não confunda Economia ou Mercado com Capitalismo! Você não é o único que estudou Economia!
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.: INFO DO PCP

Luta e resiste com o PCP!

.: Partido Comunista

Internacional Comunista Fórum Partido Comunista. Blogue TOMAR SENTIDO Canal de Media & Comunicação Comunista Criatio Editora

.: PESQUISA

 

.: Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
31

.: experiência

Who links to my website?

.: NOVAS

.: Nova casa...

.: Primeiro Aniversário

.: Contra a Limitação de Trá...

.: Quem o diz são eles...

.: A necessidade de mudança

.: O estado do Estado

.: I AM BACK!

.: Assim se vê a for&c...

.: Em relação ...

.: Declaração

.: TEMAS

.: informações

.: intercom

.: internacional

.: nacional

.: outros

.: pcp

.: ps

.: psd

.: sociedade

.: todas as tags

.: ARQUIVOS

.: Agosto 2007

.: Julho 2007

.: Junho 2007

.: Abril 2007

.: Março 2007

.: Fevereiro 2007

.: Janeiro 2007

.: Dezembro 2006

.: Novembro 2006

.: Outubro 2006

.: Setembro 2006

.: Agosto 2006

.: Partido Comunista (BNO)

.: LINKS:

Este blogue apoia: Com Todas as Letras - Abafos & Desabafos da Poesia - blogue Institucionais: Partido Comunista Português Juventude Comunista Portuguesa INTERCOM - Internacional Comunista Partido Ecologista os Verdes CGTP-IN - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses-Intersindical Nacional Organização Regional de Lisboa do PCP Organização Regional do Porto do PCP Publicações: Jornal Avante Edições Avante Revista O Militante Inverta Editora (Brasil) Jornal A Verdade (Brasil) Media: Cmunic - A rádio do PCP na Internet! Comunismo em Destaque: Cuba Humanidade - A verdadeira acção social do comunismo! INTERCOM: INTERNACIONAL COMUNISTA - blogue 2 Rosas Abruzolhos - Blogue de opinião comunista. À Esquerda As Vinhas da Ira - blogue. CDU Portimão - Blogue. Cj Comunix. Estoutras Notas Políticas - GZ-ML. Lapas do Almonda O Caminho da Esquerda Vermelho Vivo Blogues Comunistas: A Bandeira Vermelha Abafos & Desabafos Ad Argumentandum MalapostaPasquim do Povo Tirem as Mãos da Venezuela TóColante Blogues de Interesse Público: Momentos & Documentos [EM MANUTENÇÃO] Grupo Blogue Partido Comunista Fórum Partido Comunista. Blogue TOMAR SENTIDO Canal de Media & Comunicação Comunista Rádios (Inclui a rádio deste blogue (FMPC)! [EM MANUTENÇÃO]

.: subscrever feeds

.: Efemérides

PRIMAVERA - 2007

.: EUROMILHÕES

.: Recursos

Alguma dúvida, sugestão ou reclamação? Quer entrar em contacto com o blogue? Pode-o fazer comodamente aqui:

Primeiro e último nome

Assunto ou Tema a tratar:

País de Residência:

Distrito de Residência:

Concelho de Residência:

Localidade de Residência:

Idade e Sexo - Ex. (30;Masc):

Correio Electrónico:

ATENÇÃO: Utiliza Correio Electrónico. Nem todos os campos são obrigatórios, os seus dados não serão divulgados, apenas contabilizados paa estimativas estatísticas! Se preferir pode enviarnos um mail manualmente aqui: Correio Electrónico Manual Obrigado Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

.: subscrever feeds