.: INFO DO PCP

A Saúde é um Direito! Partido Comunista Portugês - Partido de Portugal e do Futuro!
Sábado, 7 de Outubro de 2006

A República ontem como hoje!

    No passado dia 5 de Outubro (e escrevo 5 de Outubro, porque impressionantemente, ainda há pessoas que não sabem a data da implantação da república, da restauração, e até o dia de Portugal. Para não falar sobre o 25 de Abril, que só o tratam por 25 de Abril pois desconhecem o dia da revolução e da liberdade. Mas o pior até nem é isso, ainda se fosse pessoas sem escolaridade, mas não, assistimos hoje a estudantes universitários que quando perguntados sobre o que é o 10 de Junho ou o que se passou no dia 5 de Outubro e fazendo figura ridicula em fronte das cameras pois não sabem a resposta. Quanto mais o ano. Emfim !!!) ia dizendo que no passado dia 5 de Outubro [5 de Outubro de 1910 - Implantação da República, anunciada ao povo na Câmara Municipal de Lisboa] não pude escrever nada, pois bem escrevo hoje.
    Então quando pensamos na implantação da república vem-nos logo o fim de VIII séculos de Monarquia, desde a cidade de Portvs Calle e do condado Portucalense, passando pelo Lvsitania Regnvm , Reino de Portugal, e Reino Unido de Portugal Brazil e Algarves ou simplesmento Portugal esse pequeno grande rectângulo à beira mar plantado, resistindo ainda e sempre a castela e depois Espanha, aquela nação que deu mundos novos ao mundo. Viu-se sempre e como usual regida pelo sistema régio, o Rei era a lei REX , LEX EST ] durante 8 séculos. até um belo dia e "pumba"!!! É implemntado esse novo sistema, novo? Não já os Romanos o haviam re-inventado a partir das cidades-estado Helénicas. O Leito pergunta-se, mas o que vem ao caso toda esta história??? E eu respondo, nada! Absolutamnte nada, apenas o facto de ser antecedente a este facto. Já passado o Renascimento, o Barroco/Manuelino, recentemente a era industrial e as novas tendências, um grande século o XVIII certamente pensar-se ia isto em 1900, o homem evoluira a escravatura acabara, só havia algo herdado de todas as eras antecedentes a Monarquia esse velho sistema de governo que mebora um pouco mais democrático - Monarquia Constitucional, era practicamente o mesmo, tratava-se de uma familia cuja maior posse era o reino, e o governo herdava-se como se de terras se tratasse. A monarquia começa a cambalear já no fim do séc. XVIII e em muitos países acaba na entrada do séc. XX em portugal demoraria uma década a cair.
   
    Um novo século, novo sistema, Portugal esse continuaria o mesmo, é a era da ciência e tecnologia, mas, como pode um país tão atrasado fazer face ao burbulhar do novo século? A república é a chave, infelizmente em Portugal a republica foi sussecivamente "amputada" e só já quase no fim do século das maravilhas a república retoma a sua função, a função mais democrática e ,ais justa. Contudo, não fora no séc. XX que a república podesse ostentar alegremente a sua função, 96 se passaram e a república ainda continua com sequelas graves, como que a pretexto de um curativo se fize-se parecer que nunca fora tão democrática como é agora, e não, porque infelizmente olvidos 96 anos, já nõ se fale numa ditadura mas podemos afirmar que se trata de uma ditadura camuflada, regateada como se de uma negociata se tratasse pelos que dispõe do meio para o fazer - O capital. É este a maior mordaça que abafa e amputa a república na alvorada do século XXI!


    Mas como dizia o Padre António vieira no seu célebre "Sermão de santo António aos Peixes" e podemos adaptar ao estado da república, jesus disse: "VOS ESTIS SAL TARRAE " - Vós sois o Sal da Terra, vós o povo Português, Sal a verdadeira república democática e a Terra a nação Portuguêsa . Como chegamos a isto: "Ou é porque o Sal não salga, o porque a terra se não dixa salgar! Ora não é o Sal que não salga, não é a república que não é impsta , então é porque a Terra se não dixa salgar, é porque o povo literalmente "está-se nas tintas" para o problema. Pois só votam no capital (PS, PSD, CDS-PP ) apesar de 32 anos de fracasso político.  Ou então (digo eu) porque não deixam o Sal salgar a terra, porque como não deixam que a verdadeira república seja levada ao povo. E vou dar um exemplo dessa covardia:

    Seguindo este link : LINK AQUI] podem efectivamente comprovar o que digo e com especial enfase no que diz respeito à proposta do autor es desse blogue sobre a pesquisa PCP no google .

    Retirem as vossas conclusões .

    Espero que se tenham divertido nesse feriado, e não se esqueça que o próximo 1º de Dezembro foi o dia da Restauração da independência.

    Virgilio Alves, partidocomunista
TEMAS:
PC Blog: Virgilio Alves às 16:54
Link do Artigo | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

.: INFO DO PCP

Luta e resiste com o PCP!

.: Partido Comunista

Internacional Comunista Fórum Partido Comunista. Blogue TOMAR SENTIDO Canal de Media & Comunicação Comunista Criatio Editora

.: PESQUISA

 

.: Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
31

.: experiência

Who links to my website?

.: NOVAS

.: Nova casa...

.: Primeiro Aniversário

.: Contra a Limitação de Trá...

.: Quem o diz são eles...

.: A necessidade de mudança

.: O estado do Estado

.: I AM BACK!

.: Assim se vê a for&c...

.: Em relação ...

.: Declaração

.: TEMAS

.: informações

.: intercom

.: internacional

.: nacional

.: outros

.: pcp

.: ps

.: psd

.: sociedade

.: todas as tags

.: ARQUIVOS

.: Agosto 2007

.: Julho 2007

.: Junho 2007

.: Abril 2007

.: Março 2007

.: Fevereiro 2007

.: Janeiro 2007

.: Dezembro 2006

.: Novembro 2006

.: Outubro 2006

.: Setembro 2006

.: Agosto 2006

.: Partido Comunista (BNO)

.: LINKS:

Este blogue apoia: Com Todas as Letras - Abafos & Desabafos da Poesia - blogue Institucionais: Partido Comunista Português Juventude Comunista Portuguesa INTERCOM - Internacional Comunista Partido Ecologista os Verdes CGTP-IN - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses-Intersindical Nacional Organização Regional de Lisboa do PCP Organização Regional do Porto do PCP Publicações: Jornal Avante Edições Avante Revista O Militante Inverta Editora (Brasil) Jornal A Verdade (Brasil) Media: Cmunic - A rádio do PCP na Internet! Comunismo em Destaque: Cuba Humanidade - A verdadeira acção social do comunismo! INTERCOM: INTERNACIONAL COMUNISTA - blogue 2 Rosas Abruzolhos - Blogue de opinião comunista. À Esquerda As Vinhas da Ira - blogue. CDU Portimão - Blogue. Cj Comunix. Estoutras Notas Políticas - GZ-ML. Lapas do Almonda O Caminho da Esquerda Vermelho Vivo Blogues Comunistas: A Bandeira Vermelha Abafos & Desabafos Ad Argumentandum MalapostaPasquim do Povo Tirem as Mãos da Venezuela TóColante Blogues de Interesse Público: Momentos & Documentos [EM MANUTENÇÃO] Grupo Blogue Partido Comunista Fórum Partido Comunista. Blogue TOMAR SENTIDO Canal de Media & Comunicação Comunista Rádios (Inclui a rádio deste blogue (FMPC)! [EM MANUTENÇÃO]

.: subscrever feeds

.: Efemérides

PRIMAVERA - 2007

.: EUROMILHÕES

.: Recursos

Alguma dúvida, sugestão ou reclamação? Quer entrar em contacto com o blogue? Pode-o fazer comodamente aqui:

Primeiro e último nome

Assunto ou Tema a tratar:

País de Residência:

Distrito de Residência:

Concelho de Residência:

Localidade de Residência:

Idade e Sexo - Ex. (30;Masc):

Correio Electrónico:

ATENÇÃO: Utiliza Correio Electrónico. Nem todos os campos são obrigatórios, os seus dados não serão divulgados, apenas contabilizados paa estimativas estatísticas! Se preferir pode enviarnos um mail manualmente aqui: Correio Electrónico Manual Obrigado Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

.: subscrever feeds